sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O homem que idealizou a casa


Encontrei numa edição on line do jornal piauiense "Meio Norte" uma nota sobre a morte de Abdias Silva, o homem que construiu a casa onde moramos há pouco mais de um ano (embora, parece, nunca tenha morado de fato aqui), como está explicado na série
de postagens anteriores. Segue a reprodução da notícia, com mais detalhes sobre Abdias, que por sinal foi tema de um belo e tocante documentário feito pelo jornalista Paulo José Cunha, outro piauiense instalado em Brasília.


11/05/2006 - 19h:09
Faleceu hoje, 11, em Brasília, o jornalista e analista político ABDIAS SILVA, ex-redator dos jornais Correio do Povo, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil.

Abdias Silva era piauiense e foi amigo do também jornalista Carlos Castelo Branco, o Castelinho, chegando algumas vezes a escrever a sua coluna no Jornal do Brasil. Sob a recomendação de Érico Veríssimo, Abdias passou a integrar a redação do Correio do Povo, em Porto Alegre, e mais tarde foi transferido para o Rio, para a cobertura do Senado e da Câmara dos Deputados.

Os senadores Heráclito Fortes, Mão Santa e Alberto Silva fizeram um requerimento pedindo um voto de pesar pelo seu falecimento. Em seu requerimento, os senadores dizem que Abdias Silva não foi apenas um jornalista da cobertura diária dos fatos da vida política brasileira. Foi um analista da trajetória política contemporânea brasileira.


P.S: Na ilustração, obtida em um blogue dedicado aos fatos e à cultura do povo do município piauiense de Campo Maior, Abdias e Érico Veríssimo, em foto da época em que se deu o encontro dos dois ("Meu Caro Abdias" é exatamente o título do doc que PJ Cunha realizou).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O último cajueiro de Alex Nascimento

Começar o ano lendo um Alex Nascimento, justamente chamado "Um beijo e tchau". Isso é bom; isso é ruim? Isso é o que é - e tcha...