quarta-feira, 20 de março de 2013

UM TRAILER, UM FILME, UM LIVRO



Aqui estão sete minutos da mais pura mistificação enganosa que, para além do suspense (mas sempre em favor dele) é a marca regitrada do marketing by Alfred Hitchcock para angariar público - e o enrolar com perícia, classe e maestria - aos seus filmes. Basta dar play no video acima para assistir a uma dos mais célebres traileres da história do cinema. Que "Psicose" seja um clássico filme C feito por um mestre do cinema Classe A já é um feito. Mas que tenha sido lançado na sequência de um trailer como este é outro marco. No livro "Alfred Hitchcock e os bastidores de Psicose", relançado à sombra do filme "Hitchcock" (feito a partir dele), temos mais e melhores informações sobre este trailer, que antecipa sem antecipar o que o espectador verá quando da estreia do filme.

"Como acontece com o próprio filme, o trailer é um grande embuste, uma vigarice alegremente macabra", narra o autor do livro, Stephen Rebello. "Em retrospectiva, o rolo promocional pode parecer audacioso pelo volume de informações sobre a trama divulgadas pelo diretor. No entanto, a narração segue um princípio básido do suspense hitchcockiano: conte para o púiblico que algo terrível vai acontecer - diagmos, no banheiro - e então deixe-os suar esperando para ver o que realmente ocorre."

"Hitchcock e os bastidores de Psicose" é o título que o Leitor Bagunçado está lendo por estas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O último cajueiro de Alex Nascimento

Começar o ano lendo um Alex Nascimento, justamente chamado "Um beijo e tchau". Isso é bom; isso é ruim? Isso é o que é - e tcha...