quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Verdade



O Cine Hamaca aproveita a longa noite de criação da Comissão da Verdade no Plenário da Câmara dos Deputados para recomendar o filme acima. É "Sombras do Passado (Red Dust)", uma viagem às emoções represadas que vêm à tona na África do Sul com a instalação da Comissão da Verdade ao final do regime do apartheid. A lógica da comissão do país africano é singular e das mais propícias ao esclarecimento dos mecanismos que aquele sistema opressivo punha para funcionar: a anistia para o torturador só vem se ele realmente disser, em verdade, por mais dolorosa que seja, o que se passou nos porões onde os negros eram torturados. O filme está disponível em DVD, basta fuçar bem as prateleiras das locadoras, que hoje naturalmente vem se tornando um lugar onde histórias com essa carga dramática não ganha lugar de maior destaque.

Garoto Radical



O Garoto Radical daqui de casa dá de dez a zero no Ben dez. É o único da turma da escola que sabe fazer cambalhota de costas. No café da manhã, traça uma tijela de purê de batata. No DVD, aderiu de cabeça à turma do Toy Story. Chama o cowboy Woody de "caibói", mas ainda acerta a pronúncia assobiada do Buzz.

O Garoto Radical daqui de casa faz pose de temido pra fotografia e sabe bater fotografia sem que ela saia tremida. Gosta de navegar nos desenhos do YouTube e quando a gente vê está vendo Pato Donald em chinês. Tem fixação em parquinho de shopping e nunca usa a palavra "amanhã" - é sempre "depois desse dia?".

O Garoto Radical daqui de casa manda na irmã, coitada, mas admite que, mesmo brigado, não consegue mesmo ficar muito tempo longe dela. E vice-versa. Adormece sempre na rede - e mais tarde é transferido para a cama. E detesta o sol na janela assim que acorda. "Não gosto de sol", brada o pequeno punk, enquanto vai abrindo os olhos para um dos muitos e muitos novos dias que o esperam.

Postagem em destaque

O último cajueiro de Alex Nascimento

Começar o ano lendo um Alex Nascimento, justamente chamado "Um beijo e tchau". Isso é bom; isso é ruim? Isso é o que é - e tcha...